Desratização, Saiba como acabar com ratos

Desratização, Saiba como acabar com ratos

17 de maio de 2022 4 Por reinaldo

Quais tipos de ratos são considerados pragas urbanas?

Rato-preto, ratazanas e camundongos são os três tipos de ratos considerados pragas urbanas. Além de causarem prejuízos materiais, eles também transmitem doenças e sua proliferação é muito rápida, por isso a infestação deve ser contida o quanto antes. Confira a seguir, de forma resumida, a diferença entre eles.

Ratazanas: é mais conhecido como rato de esgoto, embora viva outros locais úmidos e escuros, como os lixões. É o maior e o mais agressivo dos três, pode chegar a 50 cm de comprimento – corpo e cauda – e é um ótimo nadador. Tem hábitos noturnos e passa a maior parte do tempo nas tubulações de esgoto. Para se alimentar, gosta de cereais, mas consome os restos orgânicos que encontra em lixeiras.

Rato-preto: é mais conhecido como rato de telhado e é o mais encontrado nas casas. É um excelente escalador de paredes e pode se alojar em forros, sótãos, telhados, buracos em paredes ou muros. Mede entre 15 e 20 cm e tem orelhas grandes. Para garantir seu sustento, esse rato infesta locais próximos a fontes de alimento: armazéns, depósitos, residências, entre outros.

Camundongo: inteligentes e sociáveis, eles infestam o interior das edificações e ficam a pouca distância da fonte de alimento, dando preferência às carnes e laticínios. Medem cerca de 10 cm, tem orelhas grandes e arredondadas e são muito ativos: circulam a maior parte da noite buscando um lanchinho.

No vídeo abaixo, o médico Emerson Hoffmann explica por que os ratos são um grande perigo a saúde pública. Confira:

O que fazer para evitar uma infestação de ratos com Desratização

Se você pensou em “gatos”, infelizmente temos más notícias. Gatos não caçam ratos com tanta eficácia, isso porque os ratos se escondem com facilidade quando notam predadores nos arredores, passando mais tempo refugiados dentro do ninho. Isso não quer dizer que a infestação de ratos foi controlada, mas, sim, que as criaturas apenas estão esperando a hora certa de agir.

O que favorece a chegada dos ratos e o estabelecimento do ninho é um conjunto de fatores, os 4 A´s do Controle de Pragas: acesso, abrigo, alimento e água. Confira medidas simples que você pode aplicar hoje mesmo:

  • Evite o Acesso: instale grades nos ralos para evitar que ratazanas subam pelo encanamento.
  • Não dê Abrigo: evite acumular entulho em depósitos, garagens ou pátios, pois servem de ninho para os ratos; realize faxinas periódicas.
  • Corte o Alimento: deposite o lixo em latões protegidos com tampa; guarde os alimentos (inclusive ração de animais) em recipientes fechados.
  • Dificulte o acesso à Água: faça a manutenção das caixa d´água e dos reservatórios; verifique qualquer vazamento.

Sendo que, aqui, o alimento representa um ponto muito determinante, pois a fartura disponível favorece a proliferação da praga. E o seu ciclo biológico é rápido. Tão logo a fêmea dá à luz uma ninhada, ela pode engravidar novamente. Pouco mais de três semanas se passam e outras crias – entre seis e 12 – surgem para ampliar a família.

Ou seja: você deve realizar a desratização imediatamente. Do contrário, os ratos se multiplicam e vão causando estragos cada vez maiores no entorno.

Assim, esses animais estão sempre roendo. Não importa se é alimento ou não, eles não podem ficar sem utilizar seus dentes. Devido a esse fator importante, os roedores passam a maior parte do tempo procurando substâncias para afiar os dentes. Além disso, podem viver e/ou andar nos mais diversos lugares, como galerias ou fios e cabos elétricos, o que causa grande prejuízo ao homem.

No Brasil, a ordem dos roedores apresenta cerca de 74 gêneros e 236 espécies, ou seja, somente no Brasil, ocorrem mais de 230 espécies diferentes desses animais. Como sempre estão em busca de abrigo e alimento, muitas vezes acabam trazendo desconforto e perturbação em várias regiões, principalmente as grandes cidades. Porém, é importante saber que a grande maioria dessas espécies não causa perturbação alguma ao homem, pois são espécies silvestres que vivem restritamente nos locais em que estão adaptadas, como florestas, cerrado, caatinga.

Desratização: aprenda a evitar a entrada de ratos na sua casa

Além de usar um produto específico para exterminar os ratos, confira abaixo outras dicas que te ajudarão a evitar o a aparecimento dos ratos em qualquer lugar.

– Identifique o local de onde os ratos estão vindo.

– Não deixe lixos e ralos destampados.

– Antes de levar qualquer alimento ao forno, cheque essa parte do eletrodoméstico, pois é uma das favoritas das ratazanas. Verifique também a máquina de lavar e até mesmo geladeiras.

– Alimentos devem ser mantidos com embalagens fechadas ou, se puder, coloque-os dentro de potes, para dificultar a entrada de ratos.

– Não acumule caixas de papelão vazias.

– Regularmente, confira a higiene do telhado da sua casa. Muitos roedores chegam até os ambientes pelas coberturas.

– Procure colocar os sacos de lixo na calçada próximos ao horário de passagem do caminhão que coleta os resíduos.

– Não deixe os restos de ração dos animais por muito tempo dentro dos recipientes. Lave os potes todas as noites.